sábado, 20 de outubro de 2012

Conselho Regional de Odontologia de São Paulo promove de 22 a 27 deste mês campanha gratuita para detecção do Vírus da Hepatite C


Guerra à Hepatite C


Doença silenciosa, que atinge 1 em cada 33 pessoas no planeta, é alvo da campanha do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.
Profissionais de saúde, como os cirurgiões-dentistas, expostos ao risco ocupacional formam um dos grupos de alto risco da Hepatite C. Preocupado com essa questão, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo promove de 22 a 27 deste mês campanha gratuita para detecção do Vírus da Hepatite C em vários pontos de São Paulo. O exame também poderá ser realizado sem custos por seu cônjuge, auxiliares e TDP’ s.
A Hepatite é propagada pelo vírus VHC, transmitido quando o sangue contaminado entra na corrente sanguínea. Entre 70% a 85% das infecções pelo vírus da Hepatite C se transformam em casos crônicos, podendo até evoluir para doenças importantes, como cirrose e câncer de fígado.
Vale registrar que o CROSP oferecerá exame gratuito a todos os cirurgiões dentistas do estado nesta campanha que começa agora e se estenderá às demais regiões de São Paulo já nos primeiros meses de 2013.
" A detecção precoce amplia as chances de cura" , informa Emil Razuk, presidente do Conselho. "É um exame rápido, com resposta em menos de dez minutos. É imprescindível que todos façam; lembro que também estaremos realizando o teste para os familiares dos nossos colegas gratuitamente, assim como para auxiliares e TSP’ s" .

Dicas para evitar Hepatite C

A incidência de hepatite C pode ser reduzida pelo rastreamento adequado de doadores de sangue nas últimas décadas. Hoje, apenas 5% dos novos casos são adquiridos dessa forma. A melhor forma de prevenção reside no combate ao uso de drogas endovenosas. Ainda não há perspectiva de uma vacina eficiente. Porém, há alguns cuidados básicos de prevenção:

- Não compartilhar escovas de dentes, equipamentos dentários e lâminas de barbear
- Ter seu próprio kit de manicure e evitar compartilhar alicates de unha
- Cobrir qualquer sangramento
- Evitar o uso de drogas e o compartilhamento de seringas, agulhas, algodão...
- Descartar seringas e agulhas de forma segura

Fonte:  Jornal de Araraquara

Nenhum comentário: