quarta-feira, 11 de julho de 2012

12 hábitos para viver mais, com dicas de um geriatra

Assistir menos televisão e manter bons relacionamentos influenciam na longevidade, como explica o geriatra Ronaldo Piovezan.

Viver muito e com saúde é o que mais desejamos. Por isso, iremos enumerar de forma descontraída, neste primeiro artigo de minha autoria, alguns aspectos fundamentais que poderão ajudar a todos que desejarem uma vida longa e feliz. São eles:


1. Procure nascer em uma família longeva. Não há como escapar de nossas raízes genéticas. Hoje sabemos que a herança proveniente dos genes de nossos pais não é o aspecto mais importante para que tenhamos uma vida saudável. Porém, aqueles que têm uma genética favorável para uma vida mais longa, caso sigam os pressupostos de um bom estilo de vida, conseguirão melhores resultados. Vale lembrar ainda que a genética não resolve, ou seja, não adianta se seus pais viveram mais de 100 anos e você é sedentário, fuma, bebe e se alimenta mal. Não há gene que sobreviva a tamanho descuido com a saúde.

2. Jamais fume! Ou pare logo após terminar de ler essa frase…

3. Somente se exercite nos dias em que você respira! Isto é, exercite-se todos os dias. Não se preocupe tanto em como ou quanto se movimentar. Primeiro, procure fazê-lo todos os dias de sua vida. Cerca de 40 a 60 minutos de uma atividade que possa fazer você suar já são suficientes para ter uma vida mais longa e saudável.

4. Fuja das dietas. É isso mesmo: alimente-se de forma saudável sempre, em todas as refeições ou ocasiões. Momentos singulares e sacrificantes que envolvam restrições calóricas provocam desânimo, pouca produtividade, infelicidade e, por último, desistência. Viver é uma questão de hábito. Quando você se alimenta corretamente, mesmo que não saiba disso, então você estará seguindo uma alimentação saudável.

Veja aqui dicas de uma psicóloga para manter o equilíbrio emocional na velhice

5. Não ganhe peso. São poucas as pessoas, a maioria em estado de doença, que não podem seguir essa recomendação. Muitos precisam ir além e deverão perder alguns quilos. Para aqueles que conseguirem, seguirá a regra absoluta: jamais volte a ganhar peso!

6. Se beber não dirija e, se quiser viver bem e muito, beba com moderação. O consumo moderado de bebidas alcoólicas pode trazer benefícios à saúde. Porém o consumo moderado significa: o máximo de 2 doses diárias para homens e 1 dose diária para mulheres. E nada mais que isso.

7. Consulte um médico quanto a avaliações e exames preventivos: glicemia, colesterol, teste ergométrico, densitometria óssea, entre outros, são exames que seu médico pode solicitar para a prevenção de doenças. O exame clínico para a medida de pressão arterial, análise de aspectos da pele e avaliação de tiróide, coração, pulmões e intestinos, por exemplo, podem encontrar uma série de doenças “silenciosas”. As mulheres devem sempre fazer a consulta periódica a seu ginecologista.

8. Aprimore seus relacionamentos: ter amigos e estar próximo de familiares são aspectos importantes para a nossa saúde. Não podemos desprezá-los. Tenha momentos agradáveis com as pessoas. Não perca tempo com quem é desagradável. Fique longe de quem não faz você se sentir bem.

9. Pratique algo por prazer: tenha momentos para você, longe do trabalho ou de outras obrigações. Pode ser uma leitura, escutar música, ou até mesmo fazer aquele curso de arco e flecha que você sempre sonhou. Vivencie sua individualidade, pelo menos por um momento, mesmo que pareça ser excêntrica! Caso você encontre algum louco que lhe acompanhe, ainda melhor.

10. Evite assistir TV com frequência: existem pesquisas que comprovam que assistir TV pode estar relacionado com solidão e infelicidade. A maioria dos programas de maior audiência estão direcionados para noticiários, que sempre apresentam catástrofes, mortes ou assuntos desagradáveis, ou para celebridades, cujas as vidas não estão melhores que as nossas. Pense nisso…

11. Não torne grandes os fatos pequenos: normalmente as nossas reações emocionais podem ser assustadoramente maiores que os acontecimentos. Fique longe de dramas sem sentido. Viva um dia de cada vez.

12. Não se culpe se não conseguiu seguir uma vida saudável até agora: acredite, nunca é tarde para começar, sempre é cedo para desistir!

Fonte: Ronaldo Demonte Piovezan. Médico Geriatra pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e pela Sociedade Brasileira de Geriatria. Mestre em Ciências pela UNIFESP. Atua nas áreas de clínica geral, envelhecimento, longevidade, nutrição e geriatria. Site: www.atendimentoemgeriatria.com.br

Nenhum comentário: