sábado, 21 de julho de 2012

Ipsemg realiza campanha contra Hepatite C


O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) realiza entre os dias 23 e 27 de julho, no Centro de Especialidades Médicas - Rua Domingos Vieira, 488 - Santa Efigênia, em Belo Horizonte, de 8h as 18h, uma campanha para detecção do vírus da Hepatite C, uma doença virótica, de evolução lenta e silenciosa que, se não for diagnosticada precocemente e tratada, pode causar complicações das funções hepáticas, cirrose e câncer de fígado.

Durante a campanha, os beneficiários do Ipsemg vão fazer o teste para verificar a presença de anticorpos do HVC. O exame é feito com uma gota de sangue. Se o resultado for positivo, o beneficiário será encaminhado diretamente para o médico especialista (sem a necessidade de realizar previa marcação de consultas), que pedirá os exames complementares de diagnóstico necessários e iniciará o tratamento. O resultado do teste será liberado em cinco minutos e os beneficiários têm a garantia do sigilo.

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 170 milhões de pessoas em todo o mundo deve estar infectada com o vírus (VHC), que foi identificado em 1989. No Brasil, a estimativa é de que haja aproximadamente três milhões de portadores do vírus da Hepatite C, que é transmitido, na maioria dos casos, pelo contato com sangue contaminado, por meio de materiais perfuro cortantes como agulhas, alicates de unha, piercings, entre outros. A doença também pode ser transmitida por via sexual e de mãe para filho. Para fazer o teste de detecção da Hepatite C, é necessário apresentar o Cartão de Beneficiário do Ipsemg.

Fonte: Jornal Agora.

Nenhum comentário: