Uma dessas condições é a esteatose (gordura do fígado) que é muito mais frequente entre infectados com a hepatite C do que nas pessoas que não possuem o vírus.
As mulheres infectadas com hepatite C correm o risco de desenvolverem doenças autoimunes, entre elas podemos citar:
- Hepatite autoimune: A hepatite autoimune (HAI) é uma doença causada por um distúrbio do sistema imunológico, que passa a reconhecer as células do fígado (principalmente hepatócitos) como estranhas. A partir daí o sistema imune desencadeia uma inflamação crônica, com destruição progressiva do fígado e a formação de cicatrizes (fibrose), sendo mais comum nos infectados com hepatite B que com hepatite C.
- Glomerulonefrite: doença renal grave é uma inflamação do glomérulo, unidade funcional do rim formada por um emaranhado de capilares, onde ocorrem a filtragem do sangue e a formação da urina.
- Vasculite: inflamação dos vasos sanguíneos.
- Crioglobulinemia: são proteínas do sangue que provocam diversos mal-estares, em especial nos dias mais frios.
- Porfíria cutânea tardia: A porfíria causa a formação de bolhas na pele exposta à luz solar. Este distúrbio ocorre porque uma das enzimas do fígado é inativada. Os fatores que contribuem para o seu aparecimento são o ferro, o álcool, os estrógenos e a infecção pelo vírus da hepatite C.
- Esclerodermia: é uma doença inflamatória crônica do tecido conjuntivo, ligada a fatores autoimunes. Sua principal característica é o endurecimento (esclero) da pele (dermia), que se torna mais espessa, brilhante e escura nas áreas afetadas.
- Síndrome de Sjögren: Nesta síndrome o sistema imunológico do corpo tem como alvo principal às glândulas produtoras de muco (fluidos) destacando-se as glândulas salivares e lacrimais. Este ataque promove uma reação inflamatória que causa destruição dos tecidos ou prejudica seu funcionamento adequado.
- Poliartrites: causa múltiplas dores e inchaço nas articulações.
Fonte de pesquisa: http://hepato.com/p_doencas_relacionadas/outras_doencas_relacionadas_2012_07_09.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário